Material de apoio

  • COMO FAZER A DILAÇÃO DE PRAZO EM ATIVIDADE/AVALIAÇÃO PELO PVANET MOODLE, PARA ESTUDANTES ATENDIDOS/AS PELA UPI?

Caso seja preciso oferecer a dilação de prazo pelo PVANet Moodle em uma atividade/avaliação para um/a estudante acompanhado/a pela UPI, disponibilizamos a seguir um passo a passo simples sobre o procedimento na plataforma.

DILAÇÃO DE PRAZO – AVALIAÇÕES – PVANET MOODLE


TUTORIAIS DE TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIOS:

A transcrição automática de áudios (armazenados ou reproduzidos em tempo real) para produção de legendas simultâneas de eventos, palestras e aulas tem o potencial de favorecer a acessibilidade, principalmente durante o período de ensino remoto, tanto para estudantes surdos, como também para estudantes ouvintes, já que permite a participação ativa e a integração dos estudantes durante as aulas e os eventos da UFV. 

Sendo assim, a UPI disponibiliza aqui dois tutoriais: um de transcrição de áudio e reconhecimento de voz pelo Google Docs e um pelo WebCaptioner, que é um site que funciona de forma on-line, gratuita. As duas ferramentas possuem suporte para diversos idiomas, as legendas geradas podem ser gravadas em formato de texto para leitura posterior e não há a necessidade de baixar no computador e celular novos aplicativos ou programas


Em conteúdos audiovisuais, principalmente durante o Período de Ensino Remoto, a legenda é um importante recurso de acessibilidade que permite a participação ativa e a integração de estudantes durante as aulas. Ela é uma ferramenta que pode tornar um diálogo, em qualquer idioma, acessível a todos e à todas, independentemente da compreensão auditiva do idioma originalmente falado e da condição desse público. Por isso, a UPI investiu na elaboração do Tutorial para Legendar Videoaulas que apresenta sugestões de algumas ferramentas gratuitas e o passo a passo para legendar videoaulas e palestras.


O meio digital tem o potencial de democratizar o acesso à informação e de transformar a vida das pessoas, inclusive daquelas que apresentam necessidades educacionais específicas (NEEs) em razão de deficiência ou transtorno.
Atualmente, as Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) são importante ferramenta para o compartilhamento de documentos, aulas virtuais e materiais elaborados e disponibilizados de forma digital. Portanto, é imperioso pensar em estratégias para que o ambiente virtual de aprendizagem possa oferecer, além do aumento do tamanho da fonte, do audiotexto, de legendas e do serviço de interpretação e tradução de Libras/Língua Portuguesa, outros importantes recursos de acessibilidade.

Sendo assim, a fim de contribuir na formação continuada de docentes da UFV para a Educação Inclusiva no Ensino Superior, a UPI divulga este documento no qual são descritas as principais barreiras que podem dificultar ou impedir o acesso aos conteúdos digitais pelas pessoas com deficiência ou transtornos no meio digital e apresentados critérios e estratégias para acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem, inclusive no que se refere à sala virtual, produção de material acessível e acessibilidade em apresentações de slides para videoaulas.


  • VOCÊ SABIA QUE PLANNERS SÃO IMPORTANTES PARA A ORGANIZAÇÃO NOS ESTUDOS?

O planner é uma ferramenta que auxilia no planejamento, na organização e na visão geral de metas, atividades, tarefas e compromissos. Não confie apenas na memória! Utilize agendas tradicionais ou planners divertidos e coloridos. Isso ajudará a separar suas atividades em categorias, prioridades e prazos.

O ideal é que eles sejam impressos e colados onde você poderá vê-los com frequência. Isso ajuda na visualização, na assimilação do que cada etapa significa, na percepção do que está sendo cumprido conforme o planejado e do que ainda resta a fazer. Também é aconselhável preenchê-los semanalmente e a lápis, porque, assim, você poderá fazer os ajustes necessários.

Bons estudos!

Abaixo você encontra alguns modelos de planners da UPI:

Calendários e Planos de Estudos

Lembretes


O estudo “Improving Students’Learning With Effective Learning Techniques” avaliou as dez técnicas de estudo mais utilizadas, classificando-as por nível de eficácia. Lembramos que cada um deve conhecer e respeitar seu ritmo de aprendizagem e deve avaliar qual a técnica que melhor atende ao seu perfil e aos seus objetivos. Bons estudos!
O Estudo está disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1529100612453266. Acesso em 9 nov. 2020.


A assessora especial da PRE, a professora Cristiane Aparecida Baquim, fez a sua audiodescrição na abertura do PIBID e do Programa de Residência Pedagógica da UFV de 2020. Assista ao vídeo.


Este é o tutorial sobre os recursos de acessibilidade disponíveis no sistema operacional Windows e em algumas plataformas digitais, acessadas pelos navegadores Chrome e Mozilla Firefox.


  • TUTORIAL GMAIL PARA ESTUDANTES:

1 – Acessar,enviar, responder e encaminhar e-mails

2 – Criar pastas, colocar Tags e arquivar e-mails

3 – Acessar o Drive do Gmail e agendar reunião pelo Google Meet


  • ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS: Suporte Educacional e Acessibilidade em Ferramentas Digitais
E-book

– Ebook

– Videoaula


  • COMO MANTER O FOCO EM AMBIENTES BARULHENTOS
COMO MANTER O FOCO EM AMBIENTES BARULHENTOS 2

– Infográfico


  • ORGANIZAÇÃO DE ESTUDOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS – UPI
OEAA

E-book


  • ORIENTAÇÕES AOS(ÀS) DOCENTES – Estudantes com Deficiência e Necessidades Educacionais Específicas:

– Estratégias Pedagógicas – Deficiência Auditiva

– Orientações para docentes – estudantes com deficiência auditiva – LEITURA LABIAL

– Estratégias Pedagógicas – Deficiência Física

– Estratégias Pedagógicas – Deficiência Intelectual

– Orientações pedagógicas para atividades avaliativas – Deficiência Intelectual

– Estratégias Pedagógicas – Deficiência Visual

– Orientações para professores de estudantes cegos, inclusive no ensino remoto

– Estratégias Pedagógicas – TDAH

– Estratégias Pedagógicas – TEA





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