APOIO EDUCACIONAL

MATERIAL DE APOIO AO/À DOCENTE:

  • ORIENTAÇÕES AOS(ÀS) DOCENTES – Necessidades Educacionais Específicas:

*Deficiência auditiva

*Avaliação de estudante surdo – Libras

*Leitura Labial

*Deficiência visual (cegueira ou baixa visão)

*Surdocegueira

*Deficiência física ou mobilidade reduzida

*Deficiência intelectual

*Atividades avaliativas – deficiência intelectual

*Transtorno do Espectro Autista – TEA

*Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dislexia ou distúrbio de aprendizagem

*Esquizofrenia

*Transtorno mental








MATERIAL DE APOIO AO/À ESTUDANTE:


  • TUTORIAL: GMAIL PARA ESTUDANTES:

1 – Acessar,enviar, responder e encaminhar e-mails

2 – Criar pastas, colocar Tags e arquivar e-mails

3 – Acessar o Drive do Gmail e agendar reunião pelo Google Meet



  • TUTORIAIS DE TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIO:

1 – PELO GOOGLE DOCS

2 – PELO WEBCAPTIONER


  • PLANNERS PARA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Modelos:

1 – PLANOS MENSAIS DE ESTUDO

2 – PLANOS SEMANAIS DE ESTUDO

Modelo A

Modelo b

2 – PLANOS DIÁRIOS DE ESTUDO

3 – LEMBRETES

4 – AUTOMOTIVAÇÃO – QUADRO DE AUTOCONHECIMENTO

5 – AUTOMOTIVAÇÃO – TABELA DE RECOMPENSAS


DICA: AS 10 TÉCNICAS DE ESTUDO MAIS EFICAZES – Baseado no estudo “Improving Students’Learning With Effective Learning Techniques”, disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1529100612453266. Acesso em 9 nov. 2020.


DICA: COMO MANTER O FOCO EM AMBIENTES BARULHENTOS


ROTEIRO: AUDIODESCRIÇÃO DE PARTICIPANTES EM EVENTOS


LISTA: RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO SISTEMA OPERACIONAL E DOS NAVEGADORES


ACESSIBILIDADE NO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

SUPORTE EDUCACIONAL E ACESSIBILIDADE EM FERRAMENTAS DIGITAIS:

ACESSIBILIDADE NO ENSINO REMOTO E NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


GUIA DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS – (UFRN)


PUBLICAÇÕES DA UFV


LINHA DO TEMPO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados