Sobre

Sobre a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas

A Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI), com o apoio da Divisão Psicossocial e da Divisão de Saúde da UFV, oferece o atendimento educacional especializado aos/às estudantes da UFV que apresentem necessidades educacionais específicas em razão de deficiência visual, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

A UPI ainda oferece, em caráter extraordinário, apoio e atendimento aos/às estudantes da UFV que apresentem outros transtornos, como transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, transtorno específico da aprendizagem ou outros que sejam decorrentes de condição médica geral e que tenham consequências significativas para o processo de ensino-aprendizagem, como AVC e epilepsia.

A Unidade também oferece aos/às docentes orientações e suportes nas atividades de ensino, contribuindo na elaboração e organização dos recursos didáticos, pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos/as discentes em todo seu processo formativo.

Acesse o documento A UNIDADE INTERDISCIPLINAR DE POLÍTICAS INCLUSIVAS-UPI/UFV para saber mais sobre o trabalho da UPI.


Atendimento Educacional Especializado (AEE):

Para ter acesso ao atendimento oferecido pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas, o(a) estudante da UFV deve solicitar a abertura de processo de atendimento educacional especializado ao Registro Escolar, conforme informações na aba Abertura de Processo no site da UPI.


Objetivos da UPI:

• Apoiar e orientar a comunidade universitária acerca do processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais diferenciadas, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no ambiente universitário;
• Propor soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação no âmbito da Instituição, visando garantir a permanência do estudante com necessidade educacional diferenciada;
• Acompanhar e implementar na UFV as Políticas Nacionais da Educação Especial voltadas ao Ensino Médio e Superior.



Estrutura Organizacional:

A estrutura organizacional da UPI compreende:

I. Coordenação: prof.ª Michelle Nave Valadão (Diretora de Programas Especiais – Pró-Reitoria de Ensino)

II. Setor de Apoio Educacional: O setor tem o objetivo de oferecer aos/às docentes e aos/às estudantes orientações e suportes didáticos e pedagógicos nas atividades de ensino e está sob a responsabilidade da servidora Patrícia Muratori de Lima e Silva Negrão (Técnica em Assuntos Educacionais). 

> Contato Apoio Educacional: upi.apoioeducacional@ufv.br

III. Setor de Apoio Técnico:  O setor tem o objetivo de operacionalizar as ações e atividades acessíveis e inclusivas e está sob a responsabilidade do servidor Felipe de Oliveira Lima da Silva (Assistente-administrativo). O servidor João Batista Ribas (Técnico-administrativo) também atua neste setor e é responsável pela gestão de patrimônios, solicitações de compras e ordens de serviços da Unidade.

> Contato Apoio Técnico:  upi@ufv.br| WhatsApp: +55 31 98733-9786

IV. Laboratório de Acessibilidade: O setor tem o objetivo de gerenciar o empréstimo de materiais, dispositivos móveis e equipamentos que viabilizem a acessibilidade e inclusão; e a impressão e adaptação de materiais para os/as estudantes atendidos/as. O setor está sob a responsabilidade da servidora Elisa Maria Almeida da Costa Pinheiro (Assistente de Laboratório).

> Contato Laboratório de Acessibilidade:  upi@ufv.br

V. Setor Libras: Serviço de Intérpretes e Tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa.

> Contato Setor Libras: upilibras@ufv.br

A UPI conta, ainda, com a colaboração do bolsista Lucas Soares Drumond e da bolsista Valdirene de Jesus Ferreira, com o apoio da Divisão Psicossocial e da Divisão de Saúde da UFV.

Assista ao Vídeo Institucional da UPI.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados