Pesquisas na Área
- A professora de Libras Isabelle de Araújo Lima e Souza, da Universidade Federal Fluminense, descreve, no vídeo abaixo, a importância do mês de setembro para a comunidade surda, as suas pesquisas na área de Sociolinguística Interacional, Linguística Aplicada e Interação Social. O foco desse trabalho é entender como a comunicação e a linguagem interferem na construção e interação social, principalmente na comunicação entre professores e alunos surdos dentro da sala de aula. Assista!
- Carlos Antonio Jacinto é graduado e mestre em Letras pela UFV. Atualmente, é doutorando em Linguística Aplicada pela UFRJ. As pesquisas apresentadas no vídeo, foram orientadas pela prof.ª Michelle Nave Valadão, da UFV, e contaram com o fomento das agências Capes, Fapemig e CNPq.
- Michelle Andrea Murta é professora da UFMG, além de integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), que conta com a participação de pesquisadores da UFMG e de outras Universidades. É coordenadora do projeto Mãos Literárias na UFMG e tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, Metáforas, Iconicidade, Literatura Surda e Educação.
- Lourainy Bianca Ferreira Felício é licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde elaborou o trabalho de monografia “Análise de vídeos educativos produzidos pela TV INES e suas interfaces com a divulgação científica e o ensino de ciências para surdos”, orientada pelo professor Vinícius Catão. Atualmente, é professora da educação básica na rede estadual de ensino e também mestranda em Ensino de Ciências com ênfase em ensino de Química na UFOP. Seu trabalho de pesquisa no mestrado, orientado pela prof.ª Sandra de Oliveira Franco Patrocínio e pelo co-orientador prof. Vinícius Catão, tem como temática “Um curso de formação continuada para professores de Ciências/Química: Saberes da educação de surdos”.
- Bárbara Gonçalves Fabiano é graduada em Química pela UFV e mestranda na UFOP em Ensino de Ciências. Na UFV atuou em 3 pesquisas: “Mapeando sinais: a utilização da língua brasileira de sinais (Libras) no contexto de ensino e aprendizagem de Química”; “Mapeando sinais: utilizando de sinais oficiais de Química do ENEM para tornar a Universidade mais inclusiva”, ambos com a orientação da professora Juliana Silva Rocha (DBG); e “Levantamento dos trabalhos relacionados ao ensino de Química para surdos presentes em anais de eventos nacionais na área científica”, sob a orientação do professor Vinícius Catão (DEQ).
- Ana Luisa Borba Gediel é professora do Departamento de Letras da UFV, vinculada à área de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e professora na linha de pesquisa “Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas – DLA/UFV e, dentre as questões pesquisadas pela professora, estão as diferentes formas de abrangência do ensino e aprendizagem da Libras e a inclusão das pessoas surdas na Educação Básica e no Ensino Superior, no contexto público de ensino.
Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves é graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Durante seu percurso na UFV, atuou em projetos de ensino, pesquisa e extensão em Libras. No mestrado investigou sobre o desenvolvimento linguístico de uma criança surda na dissertação “Elsa surda em uma aventura da linguagem: a trajetória linguística de uma criança surda em processo de aquisição tardia da Libras”, com a orientação da prof.ª Michelle Nave Valadão. Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e atua com os componentes curriculares voltados para o ensino de Libras.
Charley Pereira Soares é graduado em Pedagogia, licenciado em Letras/Libras, Mestre e Doutor em Linguística. É professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde leciona as disciplinas de Libras voltadas aos cursos de licenciaturas. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Linguísticos (GPEL-Libras) e atua em pesquisas na área de Libras que envolvam a lexicografia e terminologia; semântica e pragmática; linguística textual; multimodalidade; estudos culturais e linguísticos dos surdos; descrição e análise das línguas de sinais; coesão e coerência das língua de sinais; e linguística textual sinalizada.
Catarina Zorzal Piazzarollo é graduanda do curso de Letras/Português na Universidade Federal de Viçosa e a Intérprete no vídeo é Glauziene da Silva Santos. Catarina é responsável pelo projeto Procultura Surda, um projeto de Extensão de Cultura e Arte da UFV que tem como objetivo expandir a cultura e comunidade Surda.
Raquel Alves Bozzi é licenciada e bacharela em Química pela UFV. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) também na Universidade e pesquisa sobre a formação de professores e a educação de surdos.