UPI DISPONIBILIZA ORIENTAÇÃO PARA DOCENTES DE ESTUDANTES QUE FAZEM LEITURA LABIAL

Quando o(a) estudante com deficiência auditiva faz leitura labial, inclusive em aulas síncronas e assíncronas no período de ensino remoto, é importante que o(a) professor(a) se atente a algumas orientações importantes.

Por isso, a UPI disponibilizou, na Aba “Material de Apoio” de seu site, o documento Orientações para docentes – estudantes com deficiência auditiva – LEITURA LABIAL.

Nesse documento, há algumas sugestões simples que podem contribuir para que seja possível realizar a leitura labial por parte dos(as) estudantes com necessidades educacionais específicas em razão de deficiência auditiva.

Interagir com uma pessoa com deficiência auditiva é uma experiência diferente que pode ser um pouco difícil no início para algumas pessoas e pode haver, em algum momento, uma certa dificuldade para compreendê-los. Nessas situações, não exite em perguntar novamente e expressar que não entendeu. As pessoas surdas sabem que nem sempre serão entendidas no primeiro momento e não se incomodam em repetir o que disseram.