UFV é considerada inclusiva para pessoas com deficiência visual

A UFV é uma das 31 universidades que disponibiliza material didático em braile – sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão – em todos os seus cursos de graduação. A informação foi divulgada pela Revista Quero Bolsa (plataforma de inclusão de estudantes),a partir da base de dados do Censo da Educação Superior de 2018, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

No ensino superior brasileiro, conforme a Revista, 43.633 dos alunos têm algum tipo de deficiência. Desses, 29,2% apresentam baixa visão, 5,8% cegueira e 0,3% são pessoas com surdocegueira. Na UFV, segundo a Pró-Reitoria de Ensino, são 11 estudantes com deficiência visual, ou seja, 0,08% do universo de 13.729 alunos de graduação. O material didático adaptado em braille é disponibilizado de acordo com as especificidades de cada estudante, cuja demanda é direcionada à Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI). Esse é o setor da UFV responsável por atender os estudantes que apresentam algum tipo de necessidade educacional específica, decorrente de deficiência ou transtorno.

Confira, no link da Revista, a lista de universidades brasileiras que promovem a inclusão desses estudantes.