SETEMBRO – MÊS DE VISIBILIDADE DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA

Clique aqui para assistir ao depoimento do estudante Daniel Jésus Gonçalves dos Reis, estudante de Engenharia Civil do Campus Viçosa.

Setembro também é o mês de comemoração e luta da Comunidade Surda por seus direitos. Conhecido pelo Setembro Azul, essa cor representa um contexto histórico de muitas conquistas, quando, na segunda guerra mundial, os surdos eram vistos como inferiores, sendo subjugados de forma cruel. Nessa época, sua identificação na comunidade, ocorria pelo uso de uma faixa azul no braço.
Anos depois, a faixa azul se tornou símbolo de luta, resistência, orgulho e respeito. Sendo ainda mais divulgada em setembro, pois, nesse mês, há importantes datas para a comunidade surda, como o Dia Mundial da Língua de Sinais (23/9), Dia Nacional dos Surdos (26/9), o Dia Internacional dos Surdos e o dia Internacional da Tradução e do Tradutor/Intérprete de Libras, ambos comemorados no dia 30/9.

Saiba mais em:

Convidamos o estudante Daniel Jésus Gonçalves dos Reis, estudante de Engenharia Civil do Campus Viçosa, para falar um pouco sobre sua essa data e sua experiência enquanto acadêmico.

#Pracegover
A imagem conta com o logotipo da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas, na borda superior e ao centro. Na arte, há linhas distribuídas em seus quatro lados, que forma um quadrado único. Dentro dele, os seguintes dizeres: Setembro Azul Mês de visibilidade da comunidade surda brasileira. Abaixo desse quadrado, ao centro, há a imagem de dois personagens (homem e mulher) sentados em uma cadeira indicando o sinal da palavra surdo em libras. O vídeo do estudante Daniel conta com legendas e descrição auditiva.