ESTUDANTE DA UFV DEFENDE PRIMEIRO TCC EM VIDEO-REGISTRO, FEITO EM LIBRAS

Em 19 de maio de 2021, a estudante Regiane Aparecida de Oliveira, do curso de Educação do Campo da UFV, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) orientada pela profª. Michelle Nave Valadão, do DLA, e coorientada pela prof.ª Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, do DPE. Em atendimento à educação bilíngue, conforme o disposto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o TCC foi integralmente desenvolvido na primeira língua da estudante, a Libras, e a defesa ocorreu no formato de vídeo-registro. O formato diferenciado do TCC, que obedece a todos os parâmetros de produção científica, sendo um trabalho em forma de monografia, estruturado em torno de um objeto construído e delimitado a partir de um problema ligado à área de estudos ao qual está vinculado, é uma estratégia da educação inclusiva para estudantes surdos, pois permite que eles expressem seus conhecimentos em sua primeira língua.

O título do TCC é “A criação de glossário em Libras na área da Educação do Campo: a importância da criação dos sinais-termos para as Ciências da Natureza” e o objetivo é divulgar um glossário criado para a LICENA, composto de sinais em Libras e seus conceitos, para que possa ser utilizado como material didático para outros estudantes surdos em todo o país.

Regiane foi a primeira estudante surda que se comunica por Libras a ingressar na UFV, tendo a Língua Portuguesa na modalidade escrita como sua segunda língua. Quando ela ingressou no curso, em 2014, notou a ausência de terminologias em Libras próprias da área, que isso dificultava seus estudos e que poderia acarretar obstáculos na comunicação dela com os professores. Por isso, ela decidiu, com a colaboração da equipe de Intérpretes e Tradutores de Libras/Língua Portuguesa da UPI/UFV, convencionar sinais que pudessem auxiliar nas aulas e nas atividades acadêmicas de estudantes surdos dos cursos de Educação do Campo.

Para conhecer melhor o trabalho, assista ao vídeo-registro de apresentação do TCC.