Estudante cego atendido pela UPI defende TCC na UFV
Edmilson Anjos dos Santos, estudante do curso de Pedagogia, é o primeiro estudante cego a defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na UFV. Intitulado “Espaços e vivências pelos corredores da Universidade Federal de Viçosa: um relato de experiência de um estudante cego no ensino superior” e defendido em 26 de junho de 2025, sob orientação da professora Bethania Medeiros Geremias e coorientação de Janaína Torres Lopes, o trabalho contou também, na banca examinadora, com o professor Arthur Meucci e a professora Gabriela Silveira Meireles.

Foto 1: Edmilson comemorando sua defesa de TCC
Audiodescrição: Edmilson, homem negro, de cabelo aparado rente à cabeça e barba curta parcialmente grisalha, usa uma camisa branca de manga longa, com colarinho e botões, e calça preta. Está em pé, com os braços erguidos acima da cabeça, abertos em formato de V. Com o corpo levemente inclinado para frente, transmite entusiasmo e uma energia positiva. Sorrindo amplamente e com os olhos semicerrados, expressa a alegria de uma conquista. Ao fundo, há uma parede branca com a projeção do título do trabalho apresentado.

Foto 2: Edmilson ouvindo as contribuições dos membros da banca
Audiodescrição: Edmilson está sentado em uma cadeira, atrás de uma mesa branca, em uma sala de aula. O corpo está levemente inclinado para frente, com olhar atento e expressão facial serena, sugerindo escuta e concentração nas falas de outra pessoa.
OUÇA O PODCAST SOBRE O TCC, CRIADO PELA PROFESSORA BETHANIA COM O SUPORTE DE IA:
O trabalho do estudante (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s2HFCxq1xGU), discute não apenas vivências pessoais, mas também o papel da Universidade na promoção da inclusão, a importância das políticas públicas e da formação docente, bem como o uso de tecnologias assistivas para garantir a acessibilidade. Na gravação, é possível acompanhar a exposição do autor sobre sua trajetória acadêmica, os desafios e conquistas como estudante cego no ensino superior, além do diálogo construtivo com a banca avaliadora.
OUÇ EDMILSON FOI ATENDIDO PELA UPI DESDE SEU INGRESSO NA UFV EM 2018-1
Esse atendimento incluiu, dentre outros recursos, acesso a materiais impressos em Sistema Braille; auxílios ópticos; ledor/transcritor para situações de avaliação; dilação de prazo para a realização de avaliações; avaliações em local separado; suportes didáticos e pedagógicos nas atividades de ensino e, em casos específicos, suporte aos professores para a elaboração de material didático acessível e inclusivo; além do oferecimento de orientação educacional e de monitoria Inclusiva.
A monitoria inclusiva oferecida ao Edmilson pela UPI é um trabalho de acompanhamento individualizado (com encontros individuais semanais, em dias e horários fixos); que conta com a criação de cronogramas de estudos; o auxílio para o desenvolvimento da autonomia e da disciplina; o apoio nos estudos, na preparação para provas e na realização de trabalhos; e com o suporte aos professores para identificar as dificuldades do discente em relação aos conteúdos, para realizar adaptação do material didático quando necessário, para elaborar e implementar com o docente novas propostas e estratégias pedagógicas; buscando contribuir, assim, com o desenvolvimento e com o progresso do estudante no âmbito acadêmico.

Foto 3: Edmilson, a orientadora, colegas, a Coordenadora da UPI Michelle Nave Valadão e parte da equipe da Unidade.
Audiodescrição: Um grupo de 10 pessoas, sendo 7 mulheres e 3 homens (Janaína, Daywison, Gabriel, Nathielle, Priscila, Michelle, Bethânia, Edmilson, Elisa e Aline). Algumas pessoas estão em pé e outras agachadas à frente. Todos sorriem, transmitindo descontração e celebração pelo encerramento da apresentação acadêmica.

Foto 4: Edmilson lendo cartão impresso em braile, recebido da equipe da UPI
Audiodescrição: Edmilson está sentado na cadeira, atrás da mesa, lendo um papel com as mãos. Sobre a mesa, há um presente decorado com um laço. Ao fundo, duas mulheres em pé observam a cena, com expressões de alegria e entusiasmo.
Roteiro de Audiodescrição: Elisa Maria Almeida Costa Pinheiro e Aline Araújo Cassimiro
Consultoria: Pablo Renato