DIA 2 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A data foi escolhida pela ONU, em 2007, para alertar e sensibilizar a todos sobre a importância de se conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também para auxiliar a reduzir o preconceito contra as mais de 70 milhões de pessoas no mundo, 2 milhões só no Brasil, com esse transtorno. Nessa data, os principais pontos turísticos e cartões postais do mundo são iluminados de azul. A Lei nº 12.764, de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O TEA é uma condição caracterizada por deficit na comunicação social e no comportamento. É bastante abrangente, por isso, utiliza-se o termo “espectro” e tem como símbolo o quebra-cabeça, representando a diversidade e complexidade desse transtorno. Entretanto, indivíduos com TEA, como todas as pessoas, também podem apresentar aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento e alguns, por exemplo, tornam-se profissionais criativos e artistas incríveis.

O site da Associação dos Amigos do Autista (AMA) publicou recentemente uma nota da OMS de Abril de 2017, que afirma que as pessoas com TEA muitas vezes sofrem pelo estigma e pela discriminação, em particular a privação injusta da saúde, educação e oportunidades para participar ativamente de suas comunidades. Pessoas com TEA podem ter os mesmos problemas de saúde que afetam o resto da população. Além disso, eles podem ter outras necessidades especiais de cuidados de saúde relacionadas ao TEA ou outras condições comórbidas. Eles podem ser mais vulneráveis ​​a doenças crônicas não transmissíveis devido a fatores de risco, tais como a inatividade física ou poucas preferências alimentares, e correm maior risco de violência, lesão e abuso.

O tratamento do autismo envolve as intervenções de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.

Saiba mais em: https://www.revistaautismo.com.br e https://www.ama.org.br/site/autismo/tratamento/

#ParaCegoVer: A imagem possui um fundo verde com o símbolo da UPI no canto superior esquerdo. No centro, um quadro branco com o seguinte texto: “2 de Abril. Dia Internacional da Conscientização do Autismo”. Ao lado desse texto há uma fita dobrada em formato de quebra-cabeças. Na parte superior do quadro branco, logo acima do texto, há um desenho de um megafone seguido de 3 imagens menores representando: curtir, comentar e compartilhar. Abaixo, há um segundo quadro branco com os dizeres: “Saiba mais na legenda ou no site da UPI”. Abaixo, há uma faixa vermelha com a frase: “upi.ufv.br/facebook.com/upiufv”.