8 de abril – Dia Nacional do Sistema Braille

O Dia Nacional do Sistema Braille, 8 de abril, foi criado em 2010 em homenagem ao primeiro professor cego do Brasil, José Álvares de Azevedo (1834-1854), responsável pela introdução do sistema no país. A comemoração tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência visual, principalmente, no âmbito escolar. Também é uma boa oportunidade para refletir a respeito de mecanismos que contribuam para a integração dessas pessoas na sociedade e a inserção delas no mercado de trabalho.
O Braille é um sistema de códigos táteis em alto relevo compostos por seis pontos que compõem um total de 63 combinações diferentes, os quais representam letras do alfabeto, sinais de pontuação, números ou mesmo uma palavra inteira.
O Instituto Benjamin Constant é referência em educação de pessoas com deficiências visuais no Brasil. Saiba mais em: www.ibc.gov.br

#ParaCegoVer
A imagem possui fundo azul escuro e três esferas nas cores amarela, verde e vermelha. Na esfera amarela, do lado superior direito, está escrito “8 de abril – Dia Nacional do Sistema Braille”. No lado superior esquerdo está o símbolo do Sistema Braille, composto por seis pontos divididos em duas colunas, com três pontos em cada, na cor branca, a palavra “Braile” também na cor branca e o fundo azul claro. E, no lado inferior esquerdo, o logotipo da Unidade de Políticas Inclusivas – UPI.