8 DE ABRIL – DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE

Essa data foi escolhida para homenagear o professor José Álvares de Azevedo (1834-1854), primeiro professor cego do Brasil e responsável por trazer o sistema Braille para o país. A celebração é uma oportunidade para reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e sobre a relevância da equidade de oportunidades para todos. Além disso, a data tem o intuito de ressaltar a importância da criação de políticas inclusivas para pessoas com deficiência visual, não apenas no âmbito da educação, mas em todos os setores da sociedade.

O Braille é um sistema de escrita tátil criado pelo francês Louis Braille, formado por 6 pontos em alto relevo dispostos na vertical, separados por duas colunas de três pontos cada. A partir desse arranjo, é possível formar os 63 símbolos diferentes que compõem a escrita em braile.

Para outras informações, acesse o site do Instituto Benjamin Constant, referência no país em ensino de pessoas com deficiência visual. Saiba mais em: www.ibc.gov.br

Pessoa lendo em braille
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-sistema-braille/