13 de dezembro – Dia Nacional do Cego

Essa data foi instituída em julho de 1961 pelo presidente Jânio Quadros, por meio do decreto Nº 51.045, e tem o objetivo de sensibilizar a população contra o preconceito e a discriminação, além de incentivar o espírito de solidariedade humana. A cegueira ou deficiência visual é definida pela perda, congênita ou adquirida, total ou parcial da visão. No Brasil, 3,6% da população, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, são pessoas com deficiência visual. As legislações que garantem os métodos de ensino adequados para crianças e adultos com deficiência visual, inclusive pelo sistema braille, são grandes conquistas atuais da sociedade.  É importante destacar, ainda, que as pessoas com deficiência se escolarizam, produzem, são cidadãs capazes e ativas na sociedade.