LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
O laboratório de Acessibilidade (LAB-UPI) surgiu da necessidade de atender as demandas de recursos assistivos dos estudantes com deficiência matriculados na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a fim de viabilizar a acessibilidade comunicacional, instrumental e digital no contexto universitário.
Dessa forma, o LAB-UPI oferece serviços e equipamentos de tecnologia assistiva para esses estudantes, tais como adaptação de materiais didáticos, impressão de materiais adaptados, empréstimos de dispositivos móveis e de equipamentos. O objetivo desse trabalho é viabilizar a acessibilidade e a inclusão dos estudantes com deficiência em condição de igualdade de oportunidade com os demais estudantes, conforme disposto no inciso I, do art. 206 da Constituição Federal de 1988.
Caso queira entrar em contato com o Laboratório de Acessibilidade da UPI, envie e-mail para: labacessibilidadeupi@ufv.br ou ligue para o telefone (31) 3612-2840.
ATENÇÃO!!
Acesse o documento ORIENTAÇÕES DE ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA ESTUDANTES CEGOS para saber mais sobre Documentos digitais acessíveis (texto e formatação); Descrição das Imagens, gráficos; Apresentações acessíveis em PowerPoint; e mais…
Acesse o documento LISTA DE APLICATIVOS SOBRE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E RECURSOS ASSISTIDOS em: https://upi.ufv.br/wp-content/uploads/2024/11/Aplicativos-sobre-acessibilidade-inclusao-e-recursos-assistidos.pdf
1 – Alguns dos serviços prestados pelo laboratório:
Acesso à lupa digital portátil; Adaptação de material para estudantes cegos e com baixa visão; Ampliação e adaptação de provas e demais materiais didáticos; Assinadores para auxílio no preenchimento de assinatura; Computadores adaptados com softwares leitores e ampliadores de tela; Escâner digitalizador de imagens; Escanner leitor de livros; Espaço para estudos; Impressão em braile; Impressão em fusora (imagem em relevo); Leitor de livros digitais; Linha Braille; Regletes; e Visitas agendadas.
2 – Equipamentos de tecnologia assistiva:
Fusoras: impressões e escritos em alto relevo para baixa visão e cegueira.
Impressoras Braille: Impressão em sistema Braille.
Lupa microscópica eletrônica: Ampliar materiais muito pequenos.
Lupa eletrônica portátil: Ampliar textos sobre a mesa.
Lupa analógica de mesa com luminária : Ampliar materiais sobre a mesa.
Mouse ampliador de texto: Ampliar textos impressos no computador ou na TV.
Guia braile + Prancheta + Punção: Escrever manualmente em braile.
Escaner Aladdin: Escanear documentos e converter em voz.
Máquina de escrever em braile: Escrita em Sistema Braille.
Teclado colmeia: Hardwares adaptados para computador.
Teclado ampliado: Teclado com letras grandes e em destaque.
Linha guia: auxilia em assinatura.
Soroban: Instrumento para calculo.
Mapas táteis: Figuras em relevo
Globo terrestre tátil: Auxílio pedagógico em relevo.
Lupas manuais
Suporte de livro Fresnel Stand
TV: Ampliação e projeção de tela 32 polegadas.
Tablet: Ampliação de textos
3 – Softwares
Dosvox: Permitir que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum para desempenhar tarefas de um computador comum. Após a instalação*, o programa inicializará junto ao Windows. Bem intuitivo e explicativo, ele dará várias funcionalidades já na primeira página, após dar as boas vindas por voz. Todos os comandos dão um retorno em voz. Nele é possível escrever e ler documento; assistir a vídeos do YouTube; fazer pesquisas no Google; enviar, receber e ler e-mails de qualquer plataforma; jogar jogos; entre outros.
Para mais informações acesse o manual: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/manuais/Dosvox.txt
*Disponível para Windows. Para instalação no Linux, verificar tutorial na internet.
Aladdin: Conversão de imagens em texto, em áudio ou conversão em PDF. O software acompanha o hardware scanner Aladdin. Instalador* e Manual vide CD que acompanha o produto.
*Apenas Windows.
Sound Organizer Sony: Acompanha o hardware gravador de áudio Sony. Instalador* e Manual vide CD que acompanha o produto.
*Apenas Windows.
NVDA: É uma plataforma para a leitura de tela, um programa em código aberto que vai “ler” o Windows para facilitar a inclusão digital de pessoas com deficiência visual.
JAWS: É um programa de computador leitor de tela para Microsoft Windows, que permite usuários com deficiência visual lerem a tela por meio de uma saída de texto para voz ou um dispositivo em braile.