Estudante cego do curso de Ciências Contábeis da UFV defende TCC com louvor
Mais um estudante cego atendido pela UPI defende seu TCC na UFV. O estudante, que ingressou na UFV em 2020, é Pablo Renato Dias Braga, do curso de Ciências Contábeis da UFV. A Defesa do TCC de Pablo ocorreu dia 03/12/2025, às 14h30, na sala de reuniões do DAD/UFV.
O trabalho tem o título “Entre débitos e créditos: o balanço da jornada de um estudante cego em ciências contábeis”, o orientador do estudante é o professor Antônio Carlos Brunozi Júnior e os membros da banca da defesa foram o prof. Bruno David Henriques, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, e Patrícia Muratori de Lima e Silva Negrão, Técnica em Assuntos Educacionais da UPI.
O objetivo do relato de Pablo é compartilhar contribuições a partir das vivências pessoais de uma pessoa com deficiência visual no ensino público brasileiro, com foco no curso de Ciências Contábeis. Por meio de relatos pessoais, opiniões de participantes da formação acadêmica e percepções individuais sobre a convivência universitária, o trabalho apresentou desafios enfrentados e conquistas alcançadas ao longo da trajetória. A elaboração do relato permitiu identificar aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem de um estudante cego, evidenciando que a combinação entre oportunidades inclusivas e o empenho individual, marcado por dedicação, persistência e resiliência, pode resultar em um desenvolvimento acadêmico efetivo e significativo.
Também marcaram presença nesta defesa a Chefe da Diretoria Financeira da UFV, Sueli de Souza Santos Eloi, os pais de Pablo, sr. Paulo Roberto Braga e sr.ª Margarida Maria Dias Braga, entre outros. Os 5 monitores inclusivos que acompanharam o estudante durante o seu percurso na UFV não puderam comparecer, mas enviaram mensagens de áudio parabenizando Pablo pela defesa.
A UPI parabeniza o estudante pela sua trajetória de sucesso na UFV, pela defesa e pelo seu comprometimento e também agradece ao seu orientador, professor Antônio Carlos Brunozi Júnior, que trabalhou em parceria com a Unidade, oferecendo ao estudante todo o suporte de acessibilidade para garantir a inclusão e a participação plena de Pablo em todas as atividades acadêmicas.
Abaixo, a foto do dia da defesa, na qual aparecem, da esquerda para direita, o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, prof. Bruno David Henriques; os pais de Pablo; Pablo; Elisa Pinheiro; o professor Antônio Carlos Brunozi Júnior; Patrícia Negrão; Sueli de Souza Santos Eloi; e Josivan de Oliveira Ferreira.
