Informativo

Lei nº 15.263, de 14 de novembro de 2025 Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública.

Linguagem Simples no Serviço Público aproxima o governo do cidadão e transmite informações de maneira simples, objetiva e inclusiva.

Linguagem simples no dia a dia do trabalho

  • Comunicação não é o que você fala/escreve, mas sim o que o outro entende. Foque em quem a recebe e comunique-se com clareza e assertividade.
  • Vá direto ao ponto. Comece pelo mais importante. Qual a mensagem principal? Seja assertivo. Comunique o que for necessário.
  • Deixe os detalhes como opcionais. Disponibilize as informações adicionais por um link ou anexo, por exemplo.
  • Crie empatia. Considere o perfil do seu público. Evite siglas, palavras em outros idiomas e termos técnicos (jargões). Nada de “considerando”, “doravante”, “impugnado”, “facultada”… Use uma linguagem que aproxime o leitor da informação. 
  • Revise. Elimine informações desnecessárias. Use frases curtas e na ordem direta. Troque substantivos abstratos por verbos de ação. 

Pronto? Use essas dicas no seu dia a dia de trabalho, como ao escrever e-mails, notas técnicas, mensagens. 

“Se você não explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer.” Albert Einstein

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