OficinaUPI

O Programa OficinaUPI: Acessibilidade e Inclusão para estudantes e docentes da UFV é parte do suporte disponibilizado pela UPI aos discentes, aos técnicos administrativos e aos professores da UFV; é coordenado pela servidora Patrícia Negrão, técnica em assuntos educacionais, e tem o objetivo de, por meio de oficinas inclusivas, proporcionar um espaço de diálogo, de formação e de aprendizado às especificidades dos estudantes, favorecendo a acessibilidade, a inclusão, a autonomia e o fortalecimento acadêmico, emocional e social; bem como a prática docente comprometida com a diversidade e com a equidade.

E-mail: oficinaupi@ufv.br – Telefone: 3612 2841


CONFIRA AS OPÇÕES DE OFICINAS PARA 2025:

DEZEMBRO

* Oficina: Formação para Apoio Pedagógico: Organização dos Estudos e Autonomia na Vida Acadêmica

Esta oficina será oferecida exclusivamente para a equipe da UAE/UFV.

  • Módulo 1 – Registros, Documentação e Fluxos de Trabalho no Acompanhamento Acadêmico. Ministrante: Marcelo Negrão (Apoio Técnico da UPI)
  • Módulo 2 – Atendimento/Acolhimento ao Estudante; Reconhecimento das Singularidades; Compreensão de Tipos de Desafios para o Devido Encaminhamento; e Orientação para a Autonomia. Ministrante: Patrícia Negrão (Apoio Educacional da UPI)
  • Módulo 3 – Prática Orientada: Definição de Prioridades; Mapeamento de Rotinas e de Desafios; Estratégias de Planejamento do Estudo, Uso Produtivo de Agendas e de Planners. Ministrante: Patrícia Negrão (Apoio Educacional da UPI)

OBJETIVOS DA OFICINA

1 – Orientar quanto a estratégias de registro, organização e articulação de informações dos atendimentos aos estudantes, assegurando eficiência, continuidade e sigilo nos processos institucionais.
2 – Compreender o papel do apoio pedagógico como espaço de orientação, acolhimento e construção de práticas de aprendizagem autônomas; além de práticas de escuta ativa e de comunicação qualificada.
3 – Identificar desafios recorrentes vivenciados pelos estudantes na organização dos estudos, na gestão do tempo, no enfrentamento das demandas acadêmicas; e intervir de forma a oferecer suporte ao discente na construção da própria rotina de estudos, reconhecendo singularidades, perfis e ritmos pessoais.


NOVEMBRO

* Oficina: Roda de Conversa da UPI com a DVA ações integradas para a inclusão e permanência estudantil.

  • Ministrantes da UPI: Patrícia Negrão e Marlon Bruno (Apoio Educacional), Priscila Almeida (Apoio Técnico), Marcelo Negrão (Apoio Técnico); Maria Regina Pimenta (Setor Libras).
  • Ministrantes da DVA: Rodrigo Alves Barros (Divisão de Acompanhamento e Permanência), Maria Aparecida Duarte Lopes (Divisão de Moradia Estudantil)

* Oficina: Audiodescrição Pedagógica – Audiodescrição como técnica para transformar elementos visuais de materiais didáticos em descrições verbais, ou seja, mais um recurso de acessibilidade comunicacional para estudantes com deficiência visual e/ou para aqueles com transtornos de aprendizagem. 

  • Ministrante: Elisa Almeida – técnica do Laboratório de Acessibilidade da UPI


OUTUBRO

OficinaFerramentas que Salvam – Uso de ferramentas em IA como suporte para a inclusão na rotina universitária 

  • Ministrantes: Dominique da Silva e  Lívia Victoria Warol Carneiro (graduandos do curso de Ciências Sociais na UFV e participantes do GT sobre IA na UFV)


Oficina: Fala que Eu Te Entendo – Estratégias para falar em público e estratégias de comunicação assertiva 

  • Ministrante: Marlon Ribeiro, fonoaudiólogo da UPI.

SETEMBRO

Oficina: Uma discussão teórica básica sobre IA e inclusão – Prática de exploração de recursos e análises de possibilidades didáticas – EXCLUSIVA PARA DOCENTES

  • Ministrante: professora dr.ª Bethânia Medeiros Geremias (Departamento de Educação UFV)

Oficina: OrganizaAção: construindo uma rotina produtiva de estudos (organização dos estudos e gestão do tempo acadêmico)

  • Ministrantes: Aline Araújo e por Danilo Pedra – Mestrandos em Educação na Universidade Federal de Viçosa 

AGOSTO

Oficina: Ledor e Transcritor em Ação: práticas inclusivas nas avaliações da UFV – Formação inicial de ledores transcritores que atuarão em contextos avaliativos de laboratório, tendo como público-alvo estudantes atendidos pela UPI 

  • Ministrante: Elisa Almeida – Técnica responsável do Laboratório de Acessibilidade da UPI.


Oficina: Como lidar com a ansiedade: Estratégias para manter a produtividade com saúde mental e para o autocuidado 

  • Ministrante: Felipe Stephan Lisboa, psicólogo da DPV/UFV.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados