Informativo

Trabalhos da Universidade Federal de Viçosa sobre Acessibilidade e Inclusão recebem premiação em 2019

No XVIII Congresso Internacional do Instituto Nacional de Educação dos Surdos e XXIV Seminário Nacional do INES, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de novembro, tendo como temática “Protagonismo Surdo: desafios e conquistas em minorias culturais”, foi premiado o trabalho “Análise do processo formativo e experiencial de um grupo de professores de Química da Universidade Federal de Viçosa tendo como foco investigativo a inclusão educacional dos surdos”, coordenado pelo professor do Departamento de Química da UFV Vinícius Catão de Assis Souza e realizado pela estudante Raquel Alves Bozzi.

Ouça o podcast sobre esse projeto de Química.

_____________________________________

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, no I Encontro das Mãos Literárias da Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto de extensão “Biolibras”, coordenado pela Professora Thaís Almeida Cardoso Fernandez do Departamento de Biologia Geral da UFV, foi premiado  em 1º lugar.

Ouça o podcast sobre o projeto Biolibras 1.

Ouça o podcast sobre o projeto Biolibras 2.

WhatsApp Image 2019-11-30 at 21.09.41
WhatsApp Image 2019-11-30 at 23.20.55
WhatsApp Image 2019-11-30 at 23.21.06

Fotos do Biolibras.

_______________________________________

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, no I Encontro das Mãos Literárias da Universidade Federal de Minas Gerais, foi premiado, em 2º lugar, o projeto “Formação de professores e Literatura Surda: confecção de livros infantis em um curso de Pedagogia”, coordenado pela professora do Departamento de Letras da UFV Michelle Nave Valadão e realizado pelo mestrando em Letras Carlos Antônio Jacinto.

Ouça o podcast sobre o projeto Formação de professores e Literatura Surda:


Saiba mais sobre o projeto Formação de professores e Literatura Surda.

Veja o Banner do evento Mãos Literárias.

WhatsApp Image 2019-11-30 at 23.20.57
WhatsApp Image 2019-11-30 at 23.20.56
WhatsApp Image 2019-11-30 at 23.20.53

Fotos do mestrando em Letras Carlos Antônio Jacinto na apresentação do projeto.

_______________________________________

Em Teresina, entre os dias 27 e 29 de novembro, ocorreu o II Workshop de Inovação da CAPES, no qual  o projeto “INCLUA: Inovação Pedagógica para Acessibilidade no Ensino Superior” foi premiado em 3º lugar, como uma das ferramentas digitais que possibilita a democratização à informação na educação. O projeto é coordenado pelas professoras da UFV Ana Luisa Gediel, do Departamento de Letras, Juliana Silva Rocha, do Departamento de Biologia Geral, Silvane Guimarães Silva Gomes, da Coordenadoria de Educação Aberta à Distância, e pelo professor aposentado da UFV Marcus Vinícius Alvim Andrade.

Ouça o podcast sobre o projeto INCLUA.


Saiba mais sobre o Sistema INCLUA

foto 1
foto 2
foto 3
foto 4
foto 5

Da esquerda para direita nas fotos: Prof.ª Juliana Rocha com a orientada Bárbara Fabiano; Prof.ª Ana Luisa Gediel e o orientado Lael Rodrigues. Prof. Diego França (Diretor de Pesquisa do Campus Florestal), Prof. Thiago Mendonça, a orientada Marcela Benvenú e Prof. Marco Antônio de Oliveira (Diretor Geral da UFV-Campus Florestal); Prof.ª Ana Luisa Gediel e o orientado; os orientados Catarina Zorzal e Prof. Marcus Andrade.

_____________________________________

O trabalho “Uma proposta de acessibilidade inter-campi mediada pelo Dicionário Bilíngue Libras/Português” foi premiado em 1º lugar na categoria Ensino no SIA 2019, evento que ocorreu na UFV entre 21 e 26 de outubro. Foi desenvolvido pela estudante Marcela Santos Rodrigues, coordenado pelo professor Thiago Mendonça, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (IBF) do Campus UFV/Florestal, em parceria com a professora Ana Luisa Gediel, do Departamento de Letras da UFV, com o bolsista Lael Machado Rodrigues e teve como objetivo desenvolver uma pesquisa colaborativa, interdisciplinar, visando à inclusão junto aos servidores da Instituição, além de verificar a viabilidade desse Dicionário como ferramenta digital para mediar o processo ensino-aprendizagem.

Ouça o podcast sobre o trabalho Uma proposta de acessibilidade inter-campi mediada pelo Dicionário Bilíngue Libras/Português.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados